Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

Valorizar as representações culturais que compõem nossa identidade. Em 2007, a sétima edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros reafirma essa postura e celebra, mais uma vez, as legítimas tradições do povo brasileiro.

Com patrocínio da Petrobras e apoio da Caixa Econômica Federal, a Associação Comunitária da Vila de São Jorge - ASJOR e a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge trazem ao coração do cerrado ritmos e danças que traduzem o Brasil. São manifestações culturais e religiosas que compõem o rico cenário regional brasileiro.  

As manifestações reunidas pelo Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros agregam valor ao país e ao povo brasileiro, protegendo, apoiando e promovendo registros da nossa verdadeira história. Mestres dos saberes populares se comunicam e trocam experiências durante dez dias de festa realizada no místico povoado de São Jorge - berço do Rio Tocantins e entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Violeiros, batuqueiros, improvisadores e dançarinos se juntam para exercitar e compartilhar suas artes tradicionais, passadas de pai para filho, de geração em geração. Manifestações de vários estados, de todas as regiões refluem corredores históricos da cultura espalhada pelo interior do Brasil.

Desde seu surgimento, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros tem conquistado o apoio da comunidade e atualmente é o mais importante evento do gênero no Brasil. Em 2006, o projeto foi selecionado pelo MinC – Ministério da Cultura, por meio do Prêmio Cultura Viva, entre as dez melhores e maiores iniciativas do país em prol das culturas populares e tradicionais.

Intercâmbio
O VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros continua crescendo a cada ano em reconhecimento aos nossos mestres da cultura tradicional e ao público fiel, que se faz presente em todas as edições. Em 2007, as populações indígenas brasileiras são o destaque da programação. Representantes das etnias Krahô, Xerente, Kaiapó, Kaiamura, Tucano, Carajá, Xavante, Maxakali, Tapuya e Avá-canoeiro se reúnem para discutir, fortalecer e ampliar o debate sobre questões pertinentes a temática indígena.

Outro destaque é a participação inédita de grupos de cultura tradicional de outros países, reforçando a diversidade cultural encontrada em todo o mundo e ampliando a mistura alquímica que caracteriza o evento.

O público confere ainda a III Mostra Petrobras de Cinema de Culturas Tradicionais, apresentações de Circo e Teatro, Oficinas Culturais, Rodas de Prosa e Feira de Oportunidades Sustentáveis com o artesanato da região.  É a cultura brasileira ocupando o seu lugar de direito como precursora da identidade miscigenada que compõe nosso país.

 


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Começa a festa

26/05/09 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/08 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/08 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

 


Site Meter