Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

31/07/2008 19:04
Música
Orquestra Sanfônica de Mossoró

por Sinvaline, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

A Orquestra Sanfônica de Mossoró nasceu da necessidade de se  difundir a música da Terra com a formação do grupo juntando todos os caracteres regionais. É uma fusão dos ritmos tocados em todo o Brasil, desde a toada sertaneja até o frevo.

O regente e organizador da orquestra, Cláudio Araújo já ministrava aulas de acordeom quando resolveu, em 1999, formar um grupo no que resultou na Orquestra Sinfônica de Mossoró,  inspirado na Orquestra Sinfônica da Paraíba. O grupo é composto por 22 pessoas com 12 sanfoneiros, 4 percussionistas, 1 regente e outros. São eles: Cláudio (27); Muriçoca (58), Zé Pequeno (59); Nenen (12); Gianinni Marques (19); Diego (21); Josivan (28); Hulda Nunes (58); Marcondes (23); Jéssica (16; Aldivan (30); Jéferson (20) e Wilson (12).

Cláudio explica  que a acordeon traduz a música nordestina num todo:

- O som fanhosinho da acordeon já se parece com a voz do nordestino e além de tudo é um instrumento que tem a característica de todos os outros instrumentos: ela pode imitar o violino e muitos outros que formam uma orquestra.

Os acordeonistas entre homens, mulheres e crianças são treinados para exibir com a sanfona o caminho melódico e harmônico representando uma verdadeira orquestra com sons de acordeons.

O grupo já é bem conhecido em todo o Brasil. Participou de programas como "Mais Você" de Ana Maria Braga, Jornal Nacional, flashs para o Fantástico da Rede Globo, porém destacam a apresentação feita para recepcionar o presidente Lula.

A Orquestra Sanfônica mostra seu trabalho em São Jorge no Encontro de Culturas e pretende difundir o gosto pelo acordeon e aprender também outras musicalidades. A marca do grupo é a alegria e por onde passa tem capacidade de contagiar as pessoas com os sons de várias sanfonas tocando em ritmo harmonioso.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Mestre da Ginga


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.