Apresentação do Encontro Veja a programação do Encontro Conheça os artistas Confira as Rodas de Prosa Feira de Oportunidades Sustentáveis Oficinas ministradas durante o Encontro Mostra de Cinema Petrobras Diário de São Jorge Material para imprensa Ficha Técnica do Encontro Entre em contato
 

06/07/2007 21:09
Caçada da Rainha
Festa da Caçada da Rainha ganha inventário, livro e documentário

por Daniella Borges, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

A Caçada da Rainha, manifestação popular de Colinas do Sul, município de Goiás, terá destaque especial no VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros com o lançamento do livro Caçada da Rainha - a festa da fé e do documentário em DVD, de 52 minutos, produzido pelo cineasta Antonio Borges Neto, chamado Festa da Fé.

O conteúdo do livro e do documentário é resultado do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) da Caçada da Rainha, que abrange todos os ritos da celebração, desde as folias do Giro de Cima e do Giro de Baixo até a caçada da rainha, no segundo domingo de julho.  

Marcelo Scaranari

Caçada da Rainha de Colinas do Sul, durante apresentação no VI Encontro de Culturas

"Durante as filmagens pude perceber que os giros das folias são muito interativos. Neles os foliões se comunicam com a comunidade e mantém uma identidade territorial", afirma Neto Borges.

O inventário é uma metodologia desenvolvida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que constitui uma das bases para as novas políticas de patrimônio imaterial. Possibilita documentar aspectos da vida social, saberes e modos de fazer, formas de expressão, celebrações e lugares, que são referências de identidade para determinado grupo ou comunidade.

"Essa iniciativa amplia a visibilidade nacional para determinado bem cultural que antes estava resguardado só na comunidade", afirma Juliano Basso, presidente da Associação Comunitária da Vila de São Jorge (Asjor), instituição proponente do projeto. Segundo ele, a intenção é registrar a festa da Caçada da Rainha como Patrimônio Cultural Brasileiro.

A festa da Caçada da Rainha é uma das manifestações que participam do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros desde a sua primeira edição. Essa festa iniciou-se no Arraial de São Felix, um importante arraial no nordeste de Goiás formado a partir da exploração das minas auríferas. "A Caçada da Rainha por vários motivos foi transferida de localidades. Passou pelo povoado de Lajes e desde 1974 firmou-se em Colinas do Sul", explica o historiador responsável pela aplicação do INRC, Bruno Garajau.

"A meta é mapear e inventariar as culturas tradicionais que existem nos municípios de Níquelândia, São João da Aliança, São Domingos, Flores, Teresina, Nova Roma, Cavalcante, Alto Paraíso e Monte Alegre", explica Juliano Basso, Segundo ele, a intenção é dar visibilidade em escala mundial das riquezas culturais e humanas da região da Chapada dos Veadeiros, que já é reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa



Dona Gracinha da Sanfona


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.