20/07/2008 14:40
Turma que Faz
Crinças do projeto Turma que Faz recepcionam povos indígenas

por Wagner Alves e Mariana Caldeira, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Marcelo Scaranari

As crianças do projeto Turma que Faz se apresentaram pela primeira vez na Aldeia Indígena Multi-étnica, parte da programação do VIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. A meninada fez parte da cerimônia de recepção aos índios, encenando o show Águas do Cerrado.

Conduzidas por Doroty e Dércio Marques, a Turma que Faz trouxe a Dança das Lavadeiras, o Cacuriá, do Maranhão, o Muleiro e a Dança da Cachoeira, prendendo a atenção de todos os presentes na Aldeia e encantando os povos indígenas. Uma das coordenadoras do projeto, Érica Marques explicou que a arte expressada pelos meninos permite a valorização humana. "Nosso principal objetivo é incluir a criança através pintura, argila, dança, boneco de papel, música, percussão e montagem de histórias transmitindo experiências", explica.

Na Dança do Pote as jovens artistas entraram com suas roupas coloridas e uma coreografia rica em gestos que representavam o movimento das águas. Carregavam na cabeça "potes", simulando os utilizados pelas lavadeiras de outrora.  No Cacuriá as meninas mostraram muito requebrado e samba no pé; já no Muleiro, os jovens adentraram o salão com suas criativas "mulas de pau", saltitando no ritmo dos sons da Chapada dos Veadeiros. Para concluir, fizeram a Dança da Cachoeiras, uma homenagem ao lugar. 

Para Doroty Marques, a acolhida aos povos indígenas é uma troca cultural entre São Jorge e os convidados. "Temos crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos e fazem tudo dentro da arte, que socializa e humaniza. A Turma que Faz tira as crianças da rua. Há 40 anos trabalho com elas, que são as sementes. Cuidando das sementes, cuidamos da plantação".

Elma Xavier, 16 anos, faz parte do projeto há 4 anos e reflete sobre a participação da meninada. "Acho interessante, pois estamos mostrando o nosso trabalho. Eu desejo aos índios sucesso também", fala a artista em contato com um público mais que especial.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
Kazadi - Contribuição Bantu na cultura brasileira

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com