20/07/2008 18:07
Lançamento
Luz Quartiada

por Sinvaline, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

O VIII Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros conta em sua programação com o lançamento do livro de Jaqueline Fontenelle. O livro "Luz Quartiada" é o resultado da vivência da autora na Chapada dos Veadeiros, especificamente na Vila de São Jorge ao longo de oito anos.

Essa região é o berço de culturas diversas como as comunidades quilombolas, os garimpos de cristal de quartzo, os grupos alternativos (hippies e esotéricos) e ecoturistas.

O livro traduz com sabedoria o lugar místico e inigualável numa tentativa de desvendar o segredo do silêncio incrustado nos cristais e nos sonhos do povo da Chapada. 

A linguagem de Jaqueline leva a um passado distante, mas bem presente nos olhares das pessoas nativas. Num estilo sagaz lembra Guimarães Rosa descrevendo o sertão:

"No sertão de Goiás, onde o cristal já deu muita festa, era rumo de gente de todo o país e, mais tarde, do estrangeiro também. Almas sertanejadas que ali deixavam suas crenças e seus agrados. É que o sertão não tem pátria. Ele é um oco, seco e profundo que existe dentro da gente" (p.43)

"Luz Quartiada"
é pura prosa poética que prende o leitor do começo ao fim quando descreve personagens como "Clarice" e seus anseios de mulher de um mundo escondido e ameaçado pelo progresso:

"Seu coração apertado incomodava. Não era fácil recompô-lo. Dores de amores precisam de varias estações. Mas quando olhava para os jardins rupestres, sentia calafrios só de pensar que um dia a soja pudesse invadir também esses santuários e transformar a enorme biodiversidade do Cerrado num verde só. Soja." (p. 19)

Como ela mesmo diz as "lascas de memórias" de um povo humilde e sofrido são expostas em linhas poéticas com a sabedoria de um olhar demorado sobre as pequenas coisas.

O livro de Jaqueline é sem dúvida alguma o relato mais preciso da vivência do homem da Chapada dos Veadeiros. "Como moradora 'forasteira' de uma dessas comunidades da Chapada, fui impulsionada por um desejo de registrar, não exatamente fatos, mas um mundo de mitos contados e eternamente recontados", diz.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
Pajé-Curandeiro Kisibi Sumu

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com