24/07/2008 16:46
Espaço Petrobras
Petrobras promove canto, dança, cinema e prosa em São Jorge

por Mariana Caldeira, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Rodrigo Lima

Oficinas de canto e movimento corporal atraem turistas e moradores da vila de São Jorge para o Espaço Petrobras, palco de apresentações populares brasileiras, rodas de prosa e filmes durante todo o evento.

Andrea Siqueira, integrante do grupo Casa de Farinha, soltou a voz no primeiro dia de sua vivência. Os participantes não se intimidaram e o som, desperto com atividades corporais propostas pela cantora, parecia querer voar pelas montanhas da Chapada. "A vibração da nossa voz permite troca, quanto mais leve estivermos e próximos um do outro, mais podemos nos conhecer, nos soltar e assim lapidar a voz no seu estado bruto", explica Andrea.

 

O objetivo da oficina é fazer com que cada um conheça sua própria voz, se familiarizando com ela. Há mais de dez anos a cantora trabalha com grupos de teatro e tem procurado conhecer músicas tradicionais, onde extrai a naturalidade, a organicidade e a força dos cantos populares. "Acredito que o som seja parte de um todo, ele sai e preenche o espaço. As pessoas precisam perceber a voz que sai de si e a que vem do outro, num sentimento de totalidade. O contato com a essência mais pura dessas vozes me ajudou a compreender isso".

Cada dia da semana Andrea vai receber um convidado. Wagner Alves, capitão da Guarda de Moçambique de Santa Efigênia foi o primeiro a falar da sua intimidade com a música. "Dentro da congada o canto é nossa comunicação. O capitão fica no meio, entoa o som e envolve os soldados como um abraço, fazendo chegar até eles a vibração de sua voz", conta.

Thaís Queiroz, que está ministrando a oficina de movimento corporal pela manhã, também no espaço Petrobras, ficou emocionada ao perceber seu potencial. "Sentir o corpo vibrando junto com a voz aumenta a nossa força interior, impulsionando a voz lá na frente", fala Thais.

 

 

Na outra tenda do espaço, o artista plástico Pedro Otto ministrou mais uma oficina com a criançada. Dessa vez ele ensinou a fazer tinta artesanal, com terra, pedra, beterraba e ervas. "Com um martelo trituro a pedra, passo pela peneira e misturo com cola e álcool. Essa tinta possui os mesmos recursos das tintas industrializadas. O pigmento mineral pode ser exposto ao sol, mantendo suas características por anos", explica.

O que não faltou foi disposição. Os meninos acharam o máximo pintar com a tinta que não veio da fábrica. Até os pais se envolveram, transformando a oficina numa roda de prosa e gargalhadas. João Augusto, participante da oficina, com as mãos todas lambuzadas, disse que vai levar a brincadeira para casa. "É como se fossemos alquimistas ecológicos, brincando com as cores do cerrado".

Dotô Tonho, paulista, há dois anos morador da cidade de Alto Paraíso, fechou a noite de programação no Espaço Petrobras. O cantor, que já se considera nativo da Chapada, toca um roque caipira digno de um verdadeiro "Bob Dylan" brasileiro.



enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
Luz Quartiada

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com