25/07/2008 09:34
Especial
Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

por Sinvaline, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Rodrigo Lima

São Jorge é uma pequena vila escondida entre serras na Chapada dos Veadeiros, a 240 quilômetros de Brasília. É um lugar aprazível com poucos habitantes e em sua maioria família de ex-garimpeiros que permanecem ainda no ritmo de povoado com seus causos e sonhos à luz do luar que em São Jorge se pode apreciar livremente.

Nessa vila a vida se faz agitada pelo encontro cultural que reúne artistas de todo o Brasil. A Vila de São Jorge tem outro aspecto nesses dias; as ruas ficam apinhadas de pessoas de todos os níveis culturais e sociais. São turistas, artistas, vendedores ambulantes e enfim uma mistura legal onde se tem a impressão de estar num mundo à parte, onde se compartilham histórias, saberes indígenas, quilombolas, literários e o privilégio de estar entre pessoas de várias partes do Brasil e do mundo.

O Encontro de Culturas tem o objetivo de formar agentes culturais para dar continuidade às manifestações locais. Esse evento deu um impulso ao turismo e à economia de forma abrangente.

Em São Jorge há tradições como a comida da dona Chiquinha que tem um sabor especial no fogão à lenha, o armazém do Seu Claro com 80 anos de idade e atrás do antigo balcão de madeira vê o progresso chegando e com o olhar firme analisa com segurança as conseqüências. Contudo todos se sentem bem com o movimento de turistas, pois podem vender o que sabem fazer. Tudo é aproveitado, a maioria das casas se torna pousada para abrigar o grande número de visitantes.

No Encontro deste ano o foco artístico e político é o universo herdeiro das matrizes culturais Bantu, no sentido de juntar e conhecer os herdeiros brasileiros destes povos. Foi convidado o etnomusicólogo congolês Kazadi Wa Mukuna que em Outras Prosas fala da contribuição Bantu na Música Popular Brasileira conduzindo uma oficina de música vocal africana. Também haverá a participação de outros artistas com a cantora Marlui Miranda e Marcos Santurio que pesquisam músicas indígenas.

As rodas de prosa tratam das vivências e espaços dos grupos, de sua forma de compreender o mundo e sua contribuição nele. Outras rodas de prosa se concentram na Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais com a participação dos representantes oficiais e comunidade. Questões como sustentabilidade econômica, ambiental, cultural, racial, gênero, autonomia política e outras serão tratadas nessas rodas de prosa.

Povos indígenas como Krahô, Dessana, Cariri-Xocó, Kaiapó, Avá-Canoeiro, Guarany-Mbya, Fulni-ô, Apinajé participam do Encontro mostrando seus rituais, danças, comidas típicas e ainda participam das filmagens. As rodas de prosa indígenas discutem o espaço territorial.

Após os eventos da aldeia multiétnica começam as festividades da Festa do Rosário que acontece na Vila de São Jorge onde se encontram a bandeira de Nossa Senhora do Rosário e a do Divino Espírito Santo dos Kalunga. Há o cortejo dos Zambiapunga, dos Congos e apresentação dos artistas de Circo em perna de pau.

Dentro da programação acontece uma Feira de Oportunidades Sustentáveis que reúne artesãos com trabalhos ligados ao meio ambiente do Cerrado. A programação inclui muitos artistas como Doroty Marques e Dércio Marques com a Opereta "O que é o que é?"; "Faca sem ponta, galinha sem pé".

São Jorge é uma mistura de culturas, de lendas e sonhos, onde artistas circulam pelo povoado misturado aos sons de toda natureza: porém o que marca esse lugar que se pode dizer "místico" é a paz nas ruas e no olhar de cada pessoa e de como apressados todos querem fazer algo para aumentar a energia espalhada pela cidade.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
Orquestra Sanfônica de Mossoró

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com