27/07/2008 19:40
Shows
Cultura e Viola fazem festa

por Mariana Caldeira, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Marcelo Scaranari

No palco, José Rodrigues Pereira, o Pereira da Viola, empolgou e agitou o segundo dia do VIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. O friozinho da noite de São Jorge não impediu a festa e quem assistiu ao show pôde relembrar o tempo em que era comum brincar de roda. Na união entre palco e platéia, o público dançou até de madrugada embalado pelos acordes da viola de Pereira.

Durante os momentos que antecederam a apresentação de Pereira, a pequena vila de São Jorge foi ganhando cor e forma com a chegada dos músicos, dando voz a quem vem de longe. As tradições vão se misturando num clima de paz e harmonia, resgatando a verdadeira cultura de raiz de cada região, como a Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário, de Perdões (MG), da Guarda de Catupé Caboclo, de Carmo do Cajuru (MG) e da Congada da irmandade de Nossa Senhora do Rosário, de Catalão (GO).

O grupo Folia do Divino, da cidade de Crixás (GO), também se apresentou no palco do VIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

Foto de Marcelo Scaranari O músico Romeu Marra, um dos expectadores do show, destacou a importância do evento. "Sou um apaixonado pela música e espero que as futuras gerações mantenham viva essa tradição". Romeu é um dos visitantes que a cada ano vem para São Jorge para acompanhar as apresentações do Encontro de Cultura. Já Paola Camargo, que também assistiu a apresentação de Pereira da Viola, considera o evento "essencial para quem trabalha com pesquisa na área de cultura popular, como é o meu caso".


enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
Avá–Canoeiro – Solidão como herança

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com