27/07/2008 19:48
Capoeira de Mestre Cobra no Espaço Petrobrás
“Na arte da capoeira sou Doutor”

por Alisson Alves , da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Marcelo Scaranari

O Centro de Cultura Grito de Liberdade, de Brasília, se apresentou hoje no Espaço Petrobrás, como parte da programação do VIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, comandando a oficina Consciência Negra - Capoeira. Acompanhado de berimbaus, atabaques e de um público empolgado, Mestre Cobra coordenou 18 capoeiristas numa manifestação que eles mesmos denominam capoeira-show..


A apresentação começa com a capoeira angola, considerada a raiz da capoeira, onde homens e mulheres realizam movimentos lentos, executados perto do solo. Logo em seguida foi apresentada a Dança da Puxada de Rede ao som da música Suíte de pescador, de Dorival Caymmi. "Minha jangada vai sair pro mar. Vou trabalhar... Meu bem querer..." A encenação conta a história de um pescador que oferece sua alma à Iemanjá em troca de uma boa pescaria que alimente sua aldeia..


Batidas compassadas de bastões anunciam o Maculelê, dança de origem africana que completa o espetáculo. Entre uma demonstração e outra, mestre Cobra aproveita o contato com o público para mandar mensagens sobre a valorização da cultura popular brasileira e disseminar o trabalho social que o Grupo Grito de Liberdade produz há dez anos. "Nós unimos a capoeira a um propósito social porque não dá para esperar tudo dos governantes. Assim fazemos o que a gente gosta, resgatamos a história do negro e ajudamos a fazer um mundo melhor", diz o Mestre. A apresentação acaba com uma roda de samba formada por capoeiristas e público, numa prova de que a arte é a forma mais sublime de interação cultural.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com