27/07/2008 20:01
Oficina no Espaço Petrobrás
Oficinas rendem oportunidades de trabalho

por Mariana Caldeira, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Max de Souza e Walter De Moraes, da Associação dos Artesões de Planaltina, ministraram as oficinas de flores e bambu no espaço Petrobrás. Com as flores secas e desidratadas, Walter ensinou os participantes a trabalharem com materiais do Cerrado, montando arranjo para decoração de festa ou para o ambiente doméstico. O Espaço Petrobrás faz parte do VIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

"Desde moleque tinha habilidade com as plantas e com as sementes, queria transformar tudo em arte, mas de forma consciente, sem comprometer a paisagem", contou Walter De Moraes. "Com o tempo descobri que eu poderia dar outro tom as folhas secas que encontrava", afirmou. 

Janaina Alves, estudante de biologia da Universidade de Brasília, surpreendeu-se com as peças que estavam sendo criadas. "Eu fico lutando pela conservação de cada uma dessas árvores. Agora, aprendendo a desidratar as folhas, vou guardar cada uma durante uma década. Só aqui na Chapada!", brincou. 

Já Max de Souza ensinou os participantes a trabalharem com bambu. Cortinas de Taquari (uma espécie de bambu típica do Cerrado) e saboneteiras (sementes), motivaram muitos outros artesãos a lançar o produto do mercado. "Há dois meses estou desempregado e adoro trabalhar com arte. Tenho certeza que as cortinas vão me render bons frutos", contou Altair Borges, de Anápolis.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
Luz Quartiada

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com