29/07/2008 15:23
Espetáculo
Que rufem os tambores...

por Alisson Alves , da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Rodrigo Lima

"Oh Dono, que foi que tu viu? Foi marimbondo sinhá". Imagine essa letra cantada por cerca de 100 pessoas, tudo embalado pelo batuque eletrizante de tambores do Maranhão e a plasticidade de saias floridas rodando no ar. Pois foi isso que os visitantes da Vivência: Dança com Tambor de Crioula assistiram hoje na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

O grupo de tambor de crioula Resistência Quilombola, da comunidade de Santa Rosa dos Pretos (MA), se apresentou dentro da programação do VIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. As crioulas dançaram cerca de uma hora e convidavam os visitantes a entrar na dança com a punga, que é quando quem está no

interior na roda bate o corpo de frente com quem está de fora. Os homens ficam com a função de cantadores e batedores de tambor. Mas seu Juvêncio Pires, 72 anos, vai logo avisando: "se precisar a gente dança também".

Dona Carmina Rodrigues, 67 anos, explica o que sente quando está na roda. "Me sinto tão feliz que não consigo pensar em mais nada. Só quero deixar a tradição para os mais novos para eles não deixarem morrer o Tambor". E por falar em tradição, Letícia Ferreira, 10 anos, responde: "Vou manter a tradição porque minha mãe me passou e porque é a história dos negros". Marília Mendes, visitante de Campinas, São Paulo, traduz a integração de culturas que a Vivência proporcionou. "Só aqui em São Jorge pra gente conseguir um momento como esse", diz.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
VÍDEO:Turma Que Faz ensaia a todo vapor para gravação do disco

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com