26/07/2008 17:11
II Aldeia Multiétnica
Plantando experiências

por Alisson Alves, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

O processo de industrialização dos alimentos na sociedade moderna tem acarretado em transformação genética dos grãos para plantio de lavoura, comprometendo a variabilidade e a conservação das espécies. Pensando na preservação de sementes geneticamente puras, também conhecidas como crioulas e tradicionais, foi realizada hoje no VIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros a Roda de Prosa Sementes Crioulas - Experiências. O intuito da discussão é o de apresentar iniciativas para a conservação desse tipo de insumo e compartilhar estratégias de manutenção e preservação através de experiências.

Terezinha Dias, membro do Departamento de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) iniciou o debate explicando que a semente tradicional não é apenas uma semente geneticamente pura. "Quando falamos de sementes tradicionais, estamos falando de toda a cultura que está relacionada à comunidade que a planta. Estão envolvidas também manifestações culturais, repasse familiar da tradição de cultivo... Há todo um contexto a ser considerado".

Uma das soluções apontadas na Roda para a conservação das sementes foi o exemplo do Banco de Sementes Tradicionais criado no ano 2000 pela Embrapa. Pesquisadores coletaram sementes na comunidade Xavante Aldeia Pimentel Barbosa, (MT), e armazenaram a -20 C° na sede da Embrapa em Brasília. Terezinha observa que só armazenar não foi o suficiente. "Repassamos essas sementes para a comunidade Krahô, mas percebemos que o plantio também merecia cuidado especial. Então, criamos o Projeto de Conservação da Agrobiodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do Povo Indígena Krahô", explica.

Segundo Terezinha Dias, esse projeto vai proporcionar resgate e reestruturação do cultivo, ajudando na conservação das espécies tradicionais. "A Embrapa percebeu que só armazenar não era suficiente, era preciso trabalhar na comunidade que mantém essa coleção no campo", afirma Terezinha. O representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Marciano Toledo, afirma que o fracasso do Programa Nacional de Agricultura familiar (Pronaf), é uma prova de que a agricultura tem de ser trabalhada como um todo. "Não adianta dar acesso ao crédito rural se a comunidade não receber capacitação. É o mesmo caso das sementes tradicionais, a comunidade tem de ser capacitada", explica.

Getúlio Krahô, representante da etnia no debate, afirma que falta mesmo é vontade política. "Índio sabe que preservar semente tradicional é importante. Mas o Governo não tem interesse em preservar porque o empresário não planta semente tradicional". Mateus Terena, etnia indígena do Mato Grosso do Sul considerada eximia agricultora, encerra a Roda falando da importância dos índios para a conservação das sementes tradicionais. "O índio não conserva só a semente, ele passa a tradição para frente e ajuda a perpetuar a cultura, que é o mais importante".

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
Avá–Canoeiro – Solidão como herança

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com