31/07/2008 16:10
Caçada da Rainha
Oficina de máscaras empolga crianças da vila de São Jorge

por Janaina Gomes , da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Rodrigo Lima

A população de Colinas do Sul (GO) conta que a festa da Caçada da Rainha surgiu inspirada no ato da Princesa Isabel de libertar os escravos sem o conhecimento do Imperador D. Pedro. Temendo represálias do pai, a princesa Isabel fugiu para o mato e o Imperador do Brasil mandou procurá-la. Os homens da corte iniciaram a caçada a rainha e quando a encontraram, tudo terminou em festa. Alguns dos personagens dessa tradição  chamam hoje bastante a atenção, como é o caso do Palhaço - ou Careta - que alegra os festejos usando uma curiosa máscara. 

O VIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros promove a cada ano oficinas que ensinam a fazer a máscara típica da festa. Elas são ministradas por Paulo da Silva Coelho (79), um dos últimos mestres que ainda guardam a tradição. "Antes, tinham muitos que faziam as máscaras, agora o pessoal foi perdendo o interesse. Mas este ano o imperador da festa pediu para eu fazer a original".  

As crianças da Vila de São Jorge foram as principais interessadas em aprender a técnica, e Paulo, com toda paciência, ensinou cada uma delas a fazer sua máscara utilizando papelão, crina de cavalo e muita criatividade. "Antigamente a gente fazia de couro, tinha umas pessoas que curtiam para ele ficar bem molezinho. Na minha época nem existia papelão", conta.   

Paulo Silva participa do Encontro pela terceira vez e garante que virá sempre que for convidado. "Enquanto eu tiver força, quero vir ", diz já acabando a oficina para seguir o caminho de volta para Colinas do Sul,.  Yacayo Diones do Carmo Oliveira, 9 anos, veio de Alto Paraíso e está participando das atividades do Encontro. "Não é difícil fazer, vou levar a minha para casa", avisa.  

A cidade de Colinas do Sul promove todos os anos no mês de julho a festa da Caçada da Rainha, reunindo moradores da região e visitantes de diversas partes do país.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com