03/07/2008 16:26
Turma que Faz
São Jorge vista a seus olhos

por Rosane Rodrigues*, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Moacir

O VIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, promovido pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge em parceria com a Associação Comunitária da Vila de São Jorge (Asjor) reúne diversos grupos de cultura tradicional de diferentes lugares do país, contando também com a participação da própria comunidade. Um exemplo bem interessante dessa participação é o de Moacir, o artista plástico da Vila de São Jorge responsável pela identidade visual e ilustrações do Encontro.

Em todos os eventos que participa, as ilustrações e quadros de Moacir atraem a atenção de muitas pessoas, não somente na época do Encontro, pois a sua arte vai além de exposições. Moacir é uma pessoa discreta e humilde e que há muito tempo usa a arte para manifestar seu dom. Sua família afirma que esse dom ele possui desde que era muito pequeno.

Moacir afirma não saber fazer outra coisa. Depois que a sua arte passou a ser bastante conhecida por ser o tema do Encontro de Culturas, ele passou a estabelecer um determinado conhecimento em outras áreas, como por exemplo, maior acesso à internet.

Moacir é um homem de poucas palavras, mas sabe manifestar-se de várias formas em arte. A sua história, em muitos dos seus quadros, reflete um simples olhar: aquele que analisa e percebe que a arte que cada pessoa possui é parte da identidade brasileira extremamente rica e diversificada de cada um de nós. Talvez a sua arte tenha uma meta: dar visibilidade ás riquezas culturais e humanas da região.

* Rosane Rodrigues, 16 anos, é nativa de São Jorge, aluna do1° ano do ensino médio, e está há 1 ano no Projeto Turma que Faz.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
Djalma Correa – Sons repercussivos

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com