12/07/2008 17:34
Encontro de Culturas
São Jorge recebe a 8ª edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

por Assessoria de Imprensa, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Marcelo Scaranari

A Vila de São Jorge será mais uma vez a sede do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, hoje em sua 8º (oitava) edição. O Encontro é considerado um dos mais importantes eventos de manifestação da cultura popular tradicional do país. 

Este ano, acontecerá também a segunda edição da Aldeia Indígena Multi-étnica (19 a 25 de julho), com a presença de representantes de cerca de 10 etnias entre elas os Krahôs, Kayapós, Dessana, Garany Mbya, Kamyurás e os seis últimos remanescentes Ava Canoeiros, fomentando a reflexão sobre temas polêmicos como a da territorialidade indígena, destacando-se o caso dos Igaricós da Reserva Raposa Terra do Sol que estarão presentes. O show da cantora e pesquisadora Marlui Miranda fechará a edição da Aldeia Multi-étnica.  

O evento tem como objetivo promover o encontro de diversas expressões da cultura brasileira de norte a sul tendo como foco principal, este ano, as expressões artísticas herdeiras das matrizes culturais Bantu. 

Durante os 14 dias do evento um verdadeiro mosaico da cultura tradicional brasileira será apresentando ao público de forma interativa por meio de oficinas, vivências, filmes, rodas de prosa e apresentações de palco, todos convivendo e trocando experiências. Um dos pontos altos do encontro será a apresentação do grupo Cordel do Fogo Encantado. Entre as atrações, as apresentações dos tambores dos Ternos de Moçambique, da Curraleira dos Kalunga (GO), o Boi Zabumba e as Caixeiras do Divino (MA), o Zambiapunga e Chula (BA). 

As oficinas, rodas de prosa e vivências contarão com a presença de nomes como Roberto Correa, Eder O Rocha e do professor congolês Kazadi Wa Mukuna, que debaterá sobre a influencia Bantu na Música Popular Brasileira e de vários historiadores, psicólogos e antropólogos. 

O evento é realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Associação Comunitária da Vila de São Jorge e tem o patrocínio da Petrobras, Correios, Eletrobras, e apoio da SEPPIR, FUNAI, Fundação Palmares e dos Ministérios da Cultura, Turismo, Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente e Comunicações.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
Avá–Canoeiro – Solidão como herança

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com