16/07/2008 14:21
Exposição
Um olhar sobre São Jorge

por Assessoria de Imprensa, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Marcelo Scaranari. Foto: Rodrigo Lima

Há três anos o fotógrafo Marcelo Scaranari descobriu uma nova paixão. O nome dela é vila de São Jorge. Desde então, seus olhos bem treinados insistem em captar imagens únicas desta peculiar região da Chapada dos Veadeiros e de seu povo.  

Scaranari conta que veio pela primeira vez ao vilarejo como turista, quando estava terminando sua graduação em Desenho Industrial. Ao se deparar com as maravilhas do lugar, encontrou logo um motivo para voltar várias e várias vezes: decidiu que São Jorge seria fonte de seu trabalho de conclusão de curso.

As barreiras geográficas - Marcelo é natural de Campinas-SP - não foram empecilho. Em apenas um ano, esteve no povoado 9 vezes e, destas idas e vindas, surgiu sua primeira exposição: "Brasil: Chapada dos Veadeiros". Para criá-la, seu olhar esteve voltado especialmente às belezas naturais que vão desde a Fazenda São Bento até o Encontro das Águas, ambos balneários paradisíacos da Chapada. Estas imagens estiveram expostas no Ponto de Cultura Cavaleiro de Jorge durante um ano, desde o VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros em 2007. 

Scaranari montando a exposição na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Foto: Rodrigo Lima.

As múltiplas fontes de inspiração de São Jorge ampliaram a visão de Marcelo Scaranari. Nesta edição, Encontro de Culturas traz ao público uma mostra de imagens denominada "Povos da Chapada". Ex-garimpeiros, crianças e personalidades do vilarejo como Doroty Marques, Dona Chiquinha, Sr. Domingos e Moacir entre outros, foram clicados.

A previsão é que as fotografias fiquem novamente expostas ao público, entre moradores e visitantes, por um ano. Depois disso, Marcelo Sacarani planeja doá-las para seus respectivos donos e acredita ser um projeto ideal retornar para as comunidades as fotos delas produzidas. "Quero devolver às pessoas aquilo que tiro delas, ou seja, imagens", revela.  

Cerca de 7 mil cliques depois, o romance com o povoado continua firme e dele deve nascer outro fruto: o livro Chapada dos Veadeiros - São Jorge, que traz um apanhado destes anos de pesquisa.  "O livro está editado e tem cerca de 100 fotografias, aguardamos apenas os parceiros certos para publicá-lo".

A exposição "Povos da Chapada" faz parte da programação do VIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros e é aberta ao público. São 36 fotos expostas na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e virtualmente no site do Encontro.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
VÍDEO:Turma Que Faz ensaia a todo vapor para gravação do disco

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com