17/07/2008 20:51
Turma que Faz
Os pássaros inspiram as cores na Chapada

por Mariana Caldeira, da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge

Marcelo Scaranari

"O ruivor veio vindo, veio vindo e era o bando de araras vermelhas..."
(Mário de Andrade)

Era também a meninada do Turma que Faz com pincel e tinta na mão, dando vida à quadra de futebol da vila de São Jorge, onde está sendo montado o palco do VIII Encontro de Cultura Tradicionais da Chapada. Até o fim da semana eles vão colorir o muro com os desenhos dos pássaros típicos da região.

 
Baiano (de branco) coordenando as pinturas com as crianças do Turma que Faz. Foto: Rodrigo Lima

O que não falta é inspiração. A aula de arte a céu aberto foi coordenada por Zé da Paixão, mais conhecido como Baiano. Um dos coordenadores do projeto, ele pinta e borda com a criançada. "Com muita paciência vamos transformando as cores numa verdadeira alquimia", conta.

Baiano diz que no ano passado os meninos pintaram os frutos do cerrado.  Esse ano eles escolheram pintar os pássaros, já que na vila a diversidade deles deixa o céu ainda mais vivo. "A nossa intenção é mostrar para as pessoas que vão passar por aqui a beleza do nosso ecossistema e sua variedade de cores".

Para fazer as pinturas, foram escolhidas as dez crianças que mais se destacaram durante o ano. Silvani Francisco, 17 anos, já vai completar 4 anos de arte no Turma que Faz,  foi quem desenhou a coruja que compõe a logo do projeto. "Eu já ganhei muitos prêmios com essa coruja aqui. Só é chato por que onde vou o pessoal fica pedindo para eu desenhar. Vida de artista não é fácil", conta Silvani dando gargalhadas.

Os desenhos foram retirados do livro Brasil 500 Pássaros, parte do acervo do Turma que Faz.  Mas a turma está mesmo é ansiosa para ver os índios. "Eles devem vir da Aldeia para ajudar a criançada. Eu quero que eles aprendam com os índios, os maiores artistas que temos. Uma parte do muro está reservada para os desenhos deles", explica Doroty Marques, coordenadora do projeto Turma que Faz.

enviar por e-mail | imprimir
topo da página | mais notícias

26/05/2009 - IX Encontro de Culturas
Vem aí o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

02/08/2008 - Encontro
Zambiapunga e Turma que Faz celebram o fim do VIII Encontro de Culturas Tradicionais

02/08/2008 - Arcoverde na Chapada
"É só tocar um pouco de Fogo que a explosão ocorre”

01/08/2008 - Entrevista
“Incelente Maravilha”

01/08/2008 - Show
Música caipira faz as honras da casa


Conheça o espaço que o Encontro de Culturas preparou dedicado às artes e ofícios da cultura popular.


Programe agora sua viagem para São Jorge. Encontre as pousadas, campings e restaurantes da Vila.


Crônica
Luz Quartiada

 

Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Palavra do patrocinador | Notícias | Ficha Técnica | Patrocinadores | Contato

2008. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.

Desenvolvido por Carlos Filho - websites Goiânia - www.carlosfilho.com