Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, promovido pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, em parceria com a Associação dos Moradores da Vila de São Jorge (ASJOR), reúne grupos e mestres das culturas tradicionais brasileiras, povos indígenas, artistas e turistas que, em celebrações e vivências, compartilham suas histórias, saberes e modos de fazer.

A cada ano o evento atrai mais pessoas à pequena vila de ex-garimpeiros de cristal e tem desdobramentos importantes para a região da Chapada dos Veadeiros. A movimentação da economia local na época do Encontro proporciona o aumento dos investimentos na infra-estrutura de turismo, gerando trabalho e renda e trazendo bens de natureza social, educacional e cultural à Vila de São Jorge e às cidades vizinhas.

A formação de Agentes Culturais é hoje o principal objetivo do Ponto de Cultura Cavaleiro de Jorge. Atualmente, crianças e adolescentes da região recebem capacitação tecnológica por meio do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão – GESAC, com o apoio da ONG Moradia e Cidadania.

Além disso, os jovens participam de aulas e vivências de teatro, dança, capoeira, música e artes plásticas oferecidas pelo projeto Turma que Faz, sob a coordenação da arte-educadora Doroty Marques. Patrocinado pela Petrobras, por meio do Fundo da Infância e da Adolescência de Alto Paraíso (GO), a iniciativa busca potencializar a criatividade e despertar o interesse das novas gerações pelas manifestações da cultura local.

Com a inclusão digital e a sensibilização do olhar, os Agentes Culturais poderão, futuramente, dar continuidade ao trabalho de mapeamento e registro do Patrimônio Imaterial da Chapada dos Veadeiros. O primeiro passo nesse sentido foi o Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC sobre a Festa da Caçada da Rainha de Colinas do Sul (GO), envolvendo pessoas da própria comunidade. Com a metodologia de pesquisa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o inventário possibilitou um maior conhecimento sobre a Festa e, em 2007, o lançamento do livro e documentário Caçada da Rainha - A Festa da Fé.

A meta, a longo prazo, é dar visibilidade às riquezas culturais e humanas da região, possibilitando seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A ASJOR trabalha para que o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros continue se mantendo como um importante incentivo às culturas tradicionais do nosso país.

 

Conheça a Vila de São Jorge, palco do Encontro de Culturas e entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros:

Como chegar, mapa da cidade
Pousadas, chalés e campings
Restaurantes, lanches e bares


4696 visualizações - 23/07/2009
Interação aumenta a cada dia na III Aldeia Multiétnica

2997 visualizações - 03/07/2009
Fórum de Culturas Tradicionais do Estado de Goiás

   
Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Notícias | Ficha Técnica | Contato
2004 - 2009. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.
Desenvolvido por Carlos Filho - Goiânia