Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

O Encontro de Culturas Tradicionais reserva um ambiente dedicado às artes e ofícios ligados à cultura popular, em especial ao trabalho dos artesãos da Chapada dos Veadeiros e de outras regiões do Brasil. É a Feira de Oportunidades Sustentáveis. Neste espaço, nossos mestres artesãos apresentam seus produtos característicos, desenvolvidos a partir de técnicas específicas de transformação de matéria-prima.

Montada na Praça do Artesão, na vila de São Jorge, a Feira conta com cerca de 40 estandes, entre artesanato, alimentação, estandes de entidades e o Telecentro. Além da grande variedade de produtos artesanais, serão comercializados quadros, esculturas em argila e buriti, roupas, acessórios, doces, produtos fitoterápicos e reciclados.

Xilogravura de Givanildo: Mestre Guará fará a impressão em camisetas ou folhas de papel.

Uma das novidades desta edição é a presença de Mestre Guará (Jairo Ribeiro Filho), de Goiânia, com a demonstração de xilogravura. O mestre, que sempre trabalhou com esculturas em madeira e lápis de escrever, é artesão com experiência de 40 anos. O público poderá acompanhar o processo de construção da xilogravura, e também fazer a impressão usando as técnicas da xilogravura de duas maneiras diferentes, levando uma camiseta ou uma folha de papel.

Neste ano, as barracas da praça de alimentação trazem comidas típicas e delícias do cerrado: Feijão Tropeiro,  Carne na Chapa, Produtos do Cerrado, Licores, Paçoca, Brigadeiro de Buriti, Hamburguer de Carne com Guariroba e Frango Caipira, Pastel com Guariroba, Salgados, Pamonha, Carne de Milho com Frango, Picolés Frutos do Cerrado, Pizza com Guarirobas, Tortas, Pinga Queimadinha, Chocolate Quente, Leite-de-Onça, Galinhada, Quentão, Quentão de Abacaxi, Tapioca, Canjica de Amendoim e Coco, Matula, Caldo de Abóbora com Carne Seca, Caldo de Feijão, Caldo Verde, Calabacon e Pastel.

Os produtores locais têm a oportunidade de trocar técnicas com participantes de outras regiões do país, além experiências sobre outras feiras e produtos. Essa aproximação gera debates sobre as demandas regionais de mercado, contatos e oportunidades importantes para o setor e às associações de artesãos. Com isso é estimulada uma pequena parcela da economia que, além de manter vivas tradições artísticas de vários grupos e estilos, colabora para diminuir os índices de desemprego, promovendo geração de renda.


Conheça a Vila de São Jorge, palco do Encontro de Culturas e entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros:

Como chegar, mapa da cidade
Pousadas, chalés e campings
Restaurantes, lanches e bares


4696 visualizações - 23/07/2009
Interação aumenta a cada dia na III Aldeia Multiétnica

2996 visualizações - 03/07/2009
Fórum de Culturas Tradicionais do Estado de Goiás

   
Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Notícias | Ficha Técnica | Contato
2004 - 2009. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.
Desenvolvido por Carlos Filho - Goiânia