Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

As Rodas de Prosa do IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros são uma oportunidade para grupos, mestres e público trocarem experiências e confrontarem suas visões de mundo, priorizando a abertura de um espaço de encontros e diálogos entre os povos. O objetivo é partilhar experiências, histórias de vida, práticas e tradições culturais.

A memória de um povo é fundamental para a criação e recriação de sua identidade, valores e auto-estima. Por isso, as Rodas de Prosa têm como tema principal a memória. São visões de mundo de povos indígenas, histórias de comunidades regionais e da ocupação do cerrado que guiam as conversas de cada roda. É pelo viés da memória que o passado é pensado, rememorado e reelaborado.

Os debates serão conduzidos pelos mediadores com o foco direcionado nos diálogos e contribuições dos representantes das culturas populares. 

A mediação das Rodas de Prosa é feita por Chico Simões.

Este ano, os temas serão:

27/07
segunda
9h30
Patrimônio Imaterial  - O estado das artes
Caminhos das ações no universo do Patrimônio Imaterial no Brasil. Experiências e perspectivas, a compreensão da lei e os caminhos percorridos em diferentes lugares. Espaço Seu Domingos

 

 


27/07
segunda
14h30
Cultura Digital
Propostas para uma política pública de cultura digital. Espaço Seu Domingos

 

 

 

28/07
terça
9h30
Extrativismo
Experiências extrativistas. Cotidiano e acesso a áreas privatizadas, regularização de territórios, uso e geração de renda em comunidades tradicionais. Espaço Seu Domingos

 

 

 

28/07
terça
14h30
Patrimônio Genético
Conhecimentos populares e tradicionais, a lei e o direito sobre o patrimônio genético, a participação das comunidades nos benefícios derivados de sua utilização e o direito de regulação do acesso de terceiros a esse patrimônio. Espaço Seu Domingos

 

 

 

As Rodas de Prosa são abertas à participação do público, como em toda a programação do Encontro de Culturas.

 

Conheça a Vila de São Jorge, palco do Encontro de Culturas e entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros:

Como chegar, mapa da cidade
Pousadas, chalés e campings
Restaurantes, lanches e bares


4762 visualizações - 23/07/2009
Interação aumenta a cada dia na III Aldeia Multiétnica

3044 visualizações - 03/07/2009
Fórum de Culturas Tradicionais do Estado de Goiás

   
Início | O Encontro | Programação | Imprensa | Notícias | Ficha Técnica | Contato
2004 - 2009. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.
Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.
Desenvolvido por Carlos Filho - Goiânia