Mulheres vindas de diferentes matrizes culturais, de diversas partes do mundo. O X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros realiza este ano um momento dedicado a troca de saberes e artes entre mulheres representantes do universo das culturas populares.

A iniciativa tem como objetivo propiciar o conhecimento e o reconhecimento da diversidade cultural em seus diálogos com a biodiversidade, com os modos de vida relevantes para a sua preservação ou recuperação.

Durante o X Encontro de Culturas teremos a presença de grupos de mulheres que, por sua experiência buscam construir espaços sociais para si e suas iguais; pelos caminhos da arte, do trabalho em cooperação, reconhecendo coletivamente a sua especificidade.
Serão apresentações de palco, cortejos, vivências , oficinas e Rodas de Prosa, onde cada mulher participante compartilhará sua realidade por meio da linguagem da arte e do ativismo nos movimentos sociais.

O encontro contará com a presença de mulheres de diversas etnias indígenas, quilombolas, representantes de grupos com matrizes religiosas ou não, rurais e urbanos, que chegam para mostrar sua arte conectada a outros modos de vida e em outros ambientes.
Para essa mostra de arte e diversidade da cultura, cuja as protagonistas são as mulheres, estão previstas as participações de representantes do Brasil, América Latina, Caribe e Portugal.

Confira a programação especial:

Dia 17 [sábado]

16hAbertura (Aldeia Multiétnica)

De 18 a 23 [domingo a sexta]

9hOficinas permanentes (Aldeia Multiétnica)

Dia 23 [sexta]

9hOutras Prosas: As relações de gênero e a comunidade com Mabel Assis
14hOutras Prosas: As relações de gênero (oficina) com Mabel Assis

Dia 24 [sábado]

9hOficina de troca de sementes com Terezinha Dias
Local: Espaço Dona Osmira

Dia 25 [domingo]

Preparação para o cortejo e coroação do Imperador do Divino
Local: Casa Kalunga

Dia 26 [segunda]

14hAs mulheres nas comunidades tradicionais - Relatos (Participação da CNPCT e representantes das comunidades Kalunga)
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Dia 27 [terça]

9h - 12h e 14h - 18hReunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais - CNPCT
Local: Auditório do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Dia 28 [quarta]

9hRoda de Prosa Ancestralidade: Identidades, Memórias e Saberes do Sagrado, com Àràbà Aworeni Adisa Makanranwale - Líder Máximo das Religiões Africanas Ilé-Ifè (Nigéria), Majestade Oba, Rei do Ajue (Nigéria), Olusegun Mimiko - Governador do Estado de Ondo (Nigéria), Segun Olushola - Embaixador da Nigéria, TT Catalão - Secretário de Cidadania Cultural/MINC, GT de matriz africana, Pontão do Jongo Caxambu, Pontão de Bens Registrados / Samba de Roda e Comissão Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais / CNPCT. Coordenação: Mãe Beata de Iemanjá - Yalorixá Suprema dos Candomblés de origem Ketu-Yorubá, Ilê Omi Oju Aro (RJ) e Jô Brandão – Secretaria de Cidadania Cultural / Minc
Local: Espaço Dona Chiquinha

15hEncontro do GT Matrizes Africanas com o Secretário de Cidadania Cultural
Local: Escola de São Jorge - Sala 1

Dia 29 [quinta]

14hOutras Prosas: Desenvolvimento sustentável e as identidades coletivas, com Sandro José da Silva (UFES - Projeto nova cartografia social dos povos e comunidades tradicionais) e Preservação ambiental nos territórios tradicionais uma questão de identidade - Jô Brandão - Secretaria de Cidadania Cultural/MINC

Dia 30 [sexta]

9hRoda de Prosa: Yabás, a força do feminino sagrado / Vivência de cantos com Caixeiras do Divino (MA)
Local: Espaço Dona Chiquinha

14hRoda de Prosa: Comunidades quilombolas no Brasil e os direitos territoriais
Local: Espaço Dona Chiquinha

Dia 31 [sábado]

9hRitual: Saudação às matas e cachoeiras (Local: Vale das Pedras)
14hEncontro musical com grupos presentes: diferentes músicas dos tambores
Local: Palco Alternativo

 

 

* Programação sujeita a alterações






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.