Xavante (MT)

Os Xavante, autodenominados A´uwe Uptabi, que significa "povo verdadeiro", têm a reputação de serem muito agressivos e guerreiros. Os conflitos, em aldeamentos criados pelos não-índios com a intenção de civilizá-los, podem ter contribuído para esta imagem. Para eles, os "brancos" foram os "pacificados". Além do português que entendem bem, falam a língua A'uwem, que pertence a família lingüística Macro-Jê e se distribuem em várias aldeias no Centro Oeste, entre os estados de Mato Grosso e Goiás. A região, de grande rede hidrográfica, combina a alternância da vegetação de cerrado com a de mata de galeria, rica na matéria prima da pintura corporal - o urucum.

Muitas das vezes são os Xavante confundidos com os Xerente, seus ancestrais diretos, que, segundo a lenda, não conseguiram atravessar o Rio Araguaia e chegar mais ao norte, no estado do Mato Grosso. Os agrupamentos são politicamente autônomos. Às vezes, se unem para atingir alguns objetivos comuns, como a defesa do meio ambiente da região em que vivem.

Dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), de 2007, mostram que a população da etnia alcançou o número de 13.303 pessoas. O que significa uma positiva recuperação demográfica após os primeiros contatos com os não-índios, no final do século XVIII e início do XIX.

Rodeados por diversos mananciais, eles se preocupam com a construção de hidrovias, que vão gerar alterações ao ecossistema e no fluxo das águas, além das atividades de agricultura e pecuária nas fazendas. Entre os rituais, o principal é o furo na orelha dos jovens, após confinamento de cinco anos nas Hö, casa que simboliza a passagem para a fase adulta e o momento de se casar com uma índia. Entre as práticas esportivas, apreciam lutas corporais wa'i e corrida de revezamento de tora de buriti, uiwede.

Saiba mais:

http://www.encontrodeculturas.com.br/2007/noticiasDetalhe.php?id=82 http://pib.socioambiental.org/pt/povo/xavante   http://www2.uol.com.br/aprendiz/designsocial/xavante/frame_brind.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xavantes

Ainda não temos fotos cadastradas. Volte em breve!



Ainda não temos nenhum vídeo =(

Ih... nenhum áudio cadastrado ainda.

 






Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.