Se há um lugar onde o Encontro ganha vida, cores, aromas e sabores, este lugar é a Feira de Oportunidades Sustentáveis. Montada na Praça do Artesão na Vila de São Jorge, com espaço para Artesanato e Gastronomia, a Feira será o palco para os apreciadores de culinária e artesanato feitos a partir do conhecimento tradicional dos mais diversos povos da Chapada dos Veadeiros e do nosso país.
A Feira é um importante espaço para a troca de experiências entre os artesãos de várias regiões, com os visitantes, além de contribuir para o escoamento da produção local, geração de renda para várias famílias e valorização do conhecimento tradicional.

Para comemorar os 10 anos de Encontro, a Feira traz grandes novidades:

Espaço Bem Estar da Chapada
Espaço onde o público poderá adquirir produtos fitoterápicos, cosméticos, florais feitos manualmente a partir de matérias primas naturais e orgânicas do Cerrado, tomar um chá e ainda relaxar com as mais prazerosas terapias e técnicas de massagens que serão aplicadas no local: Argila, Escalda Pés, Massagens Quiropraxia, Ayuvédica, Pedras Quente.

Casa Kalunga
Para se tomar um cafezinho e tirar um dedo de prosa, a Casa Kalunga é o lugar ideal. Construída pelos Kalunga ou Kalungueiros, habitantes de um dos maiores quilombolas do Brasil, que se encontra no estado de Goiás, a Casa foi construída para todos os visitantes conhecerem um pouco mais da história, cultura, arte, e culinária deste povo. O espaço é um misto de casa de farinha, cozinha com fogão e forno à lenha e ambiente para se receber visitas, onde o público poderá apreciar o delicioso beju feito no fogão à lenha, comprar a famosa farinha de mandioca caseira, feita manualmente a partir da cultura tradicional, gergelim e óleo de coco e pequi , tabaco, todos produtos orgânicos, além do artesanato típico da região.

Casa da Chapada
Um ambiente decorado com peças e obras de vários artistas e artesãos da região levará os visitantes a se sentirem realmente em casa. O ambiente contará com diversas peças de decoração, vestuário, móveis e elementos que mostrarão ao público o quão rica é produção artesanal do nosso país.

Espaço Fiandeiras
O espaço é um verdadeiro museu vivo de uma das tradições mais seculares que ainda existe, a arte de fiar e tecer. Nele, o público poderá compreender como as fiandeiras, com seus teares e rocas, transformam o algodão em peças de vestuário e decoração, com arte e beleza incomparáveis.

GASTRONOMIA

Montado em uma tenda geodésica, o Espaço Gastronomia traz umas das maiores riquezas da região, a culinária da Chapada. Construído para facilitar o encontro dos visitantes na hora das refeições, como acontece ainda hoje nas casas dos povos da Chapada, para a apreciação e degustação de comidas tradicionais da região, o Espaço Gastronomia é de dar água na boca.

A lista de comidas e bebidas típicas, que serão servidas no local, é bastante variada: galinhada, matula, arroz com carne e gueroba, pratos com peixe, caldos variados, comida vegetariana com ingredientes tradicionais, paçoca no pilão, tapioca, pamonha, canjica, tortas e bolos, doces, geléias, licores, cachaças, cerveja artesanal, leite de onça, caldo de cana, picolés com frutos do Cerrado, além de pizza na pedra, sanduiches e pastéis feitos com ingredientes tradicionais da região. Um verdadeiro banquete da Chapada!

ARTESANATO

Este ano, a Feira de Artesanato contará com a presença de vários artesãos que levarão aos visitantes seus saberes e fazeres.  O público poderá apreciar o artesanato, feito de forma tradicional, de artistas da Vila de São Jorge, Alto Paraíso, Cavalcante, Teresina de Goiás, Goiânia, Povos Indígenas, Quilombo dos Kalunga, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Brasília.

Para esta edição teremos um artesanato variado: cerâmicas, vestuário, peças de decoração, móveis e acessórios feitos com elementos naturais e manualmente por artesãos que perpetuam suas tradições e raízes culturais através de seu trabalho.

Além de apreciar e adquirir os belíssimos trabalhos que estarão expostos, os visitantes poderão assistir os mestres trabalhando em seus ofícios, participar de Oficinas de Saberes e conhecer um pouco mais da história destes artistas regionais.

Data: De 23 a 31 de julho de 2010
Local: Praça do Artesão - Vila de São Jorge
Horário de funcionamento: Das 16h às 24h

Luana Catita
Coordenadora da Feira de Oportunidades Sustentáveis
X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

 





Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2010. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.