O XI Encontro de Culturas

Ao longo dos anos o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros desabrochou. Grupos de cultura tradicional e mestres da cultura popular de todo o país passaram pela Vila de São Jorge. Essa grande reunião de tipos e saberes fez do Encontro um referencial no  debate e proposição de ideias que favoreçam a criação e efetivação de políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais brasileiras.

Em 2011, a festa caminha de volta às suas origens, priorizando o tradicional da Chapada dos Veadeiros: Colinas do Sul e sua Caçada da Rainha, a Catira e a Curraleira dos foliões de São João D'Aliança, a Sussa do Sítio Histórico Kalunga e o Congo da comunidade de Niquelândia.

Música, dança e fé se fundem em um espetáculo que traduz a essência dos verdadeiros representantes da Chapada. Além deles, o evento reúne convidados importantes, representantes de outras tradições que refletem a riqueza do patrimônio cultural imaterial produzido nos recônditos do país.

Hoje, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é reconhecido como um evento forte, que aborda temas fundamentais para a manutenção dessa cultura. Dele participam mestres da cultura tradicional, protagonistas de suas histórias e representantes de poder público e da comunidade em geral dispostos a discutir novas políticas destinadas a esses grupos. A partir dos debates ou, como preferimos nomear, das Rodas de Prosa promovidas pelo Encontro, muitos assuntos foram levantados e novas perspectivas surgiram, principalmente voltadas aos grupos da região da Chapada, pioneiros dessa iniciativa.

Do Encontro nasceu a ideia que deu origem ao inventário sobre a Caçada da Rainha de Colinas do Sul, fortalecendo, de forma criativa, a cultura, a economia e a sociedade local. Após o sucesso dessa primeira iniciativa, o próximo passo já foi definido: 'patrimonializar' as tradições culturais do Sítio Histórico Kalunga.

Nesse clima mais intimista, o Encontro aproxima ainda mais a Aldeia Mútietnica  da Vila de São Jorge. Os Yawalapiti serão os anfitriões da festa e os responsáveis pelo início da construção de uma oca xinguana. A partir desse ano, cada edição da Aldeia terá uma etnia anfitriã, que será responsável por comandar as vivências e receber as etnias convidadas. Em mais uma prova do intercâmbio proporcionado pelo Encontro, representantes do povo Kalunga auxiliam na construção, até a chegada das etnias convidadas: Kayapó, Kaxinawá, Parecí, Fulni-ô e Krahô. No local, também será construída uma tradicional Casa Kalunga.

Outra novidade desse ano será o I Encontro de Culturas Gastronômicas da Chapada dos Veadeiros. Na programação estão vivências, oficinas, feira com produtos do cerrado, pratos exclusivos criados por chefs convidados, além de um circuito gastronômico que promete deixar muita gente com água na boca.

O cinema volta a cena com a Mostra CENTROÉcine. Na mostra serão exibidos os filmes vencedores do XIII Festival Internacional de Cinema Ambiental - FICA, além de curta-metragens de cineastas goianos. A série 'O povo brasileiro', cooprodução entre a TV Cultura, GNT e Fundação Darcy Ribeiro, dirigida por Isa Grinspum Ferraz, também integra a programação. Em 2011, o evento promove ainda o IV Encontro de Capoeira Angola e recebe a IV Reunião do Colegiado Indígena.

Compreendemos ao longo de todos esses anos, que a cultura excede conceitos. Cantos, danças, expressões de fé e modos de fazer caracterizam uma comunidade, porém o termo cultura pode ir muito além.

Cultura também é geração de trabalho e renda. É economia criativa. Por isso, tem por necessidade valorizar seus três pilares: a singularidade, o simbólico e o intangível, transformando a economia criativa em uma estratégia de desenvolvimento. E criatividade não falta a esse povo.

Esse é nosso principal objetivo: fazer do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros uma vitrine de nossa cultura e um espaço para se alavancar a economia dessas comunidades, inserindo-os socialmente e incluindo-os economicamente.

A Chapada é toda patrimônio! Cultural, Histórico e Natural. Nosso dever é protegê-la e promovê-la. Desfrutá-la e desenvolvê-la.


Aldeia Multiétnica, 2010. Foto: Fredox

#ENCONTRODECULTURAS



Desenvolvido por CarlosFilho.com2004 - 2011. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Asjor.

Fotos e matérias podem ser distribuídas desde que citados os créditos da Agência de Notícias Cavaleiro de Jorge e do fotógrafo.