Diálogos Interculturais Sobre a Água

A programação do XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros apresenta uma programação exclusiva acerca dos Diálogos Interculturais sobre a Água. Para fomentar a discussão, o evento realiza o Encontro de Planejamento do Processo Formativo do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata 2012. Conhecida como Cúpula das Águas, a agenda de reuniões e oficinas tem como proposta central atividades de promoção ao diálogo e à organização do que for deliberado por meio dos debates, que serão compreendidos no período de 25 a 27 de julho.

O plano de ação da Cúpula das Águas tem, a partir do aperfeiçoamento de esforços e de recursos nos processos de elaboração e execução de políticas públicas socioambientais que tem a água como elemento integrador, o objetivo da complementaridade, do fortalecimento recíproco e da integração de agendas que envolvem o Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata, do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e esta edição do Encontro de Culturas.

Iniciando e encerrando os trabalhos da Cúpula, ocorre nos dias 25 e 27 de julho a Reunião de Planejamento dos Círculos de Aprendizagem Permanente (CAP) 1 e 2 para a realização do Encontro no Pantanal. A ação tem como objetivo estabelecer o planejamento das atividades de diálogo e que dão forma ao Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata, programadas para ocorrerem na região pantaneira da Bacia do Alto Paraguai (BAP), em agosto próximo.

O segundo dia da Cúpula reúne representantes do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata; convidados; professores da região e o público do Encontro de Culturas, que vão contribuir com o conteúdo debatido, abrangendo os aportes conceituais, o intercâmbio de experiências e a promoção do diálogo sobre a questão da água.

A proposta é que os Diálogos Interculturais sobre a Água sejam desenvolvidos nas atividades específicas da Cúpula das Águas durante o Encontro de Culturas, e que contribuam com a Conferência Nacional de Águas, o CONAGUAS. Ainda na tarde do dia 26, a programação do Roda de Diálogos discute pontos centrais da questão-tema, delimitados em “Significados e Cultura da Água”; “Governança democrática da Água”; “Água para a Vida” e “Água e cidadania”.

são jorge & alto paraíso

Hospedagem e Alimentação

Saiba como chegar e programe sua hospedagem durante o evento.

 

galerias de fotos

Momentos do Encontro

Veja as galerias de fotos das apresentações que marcaram os 12 anos de Encontro  »