V Encontro de Capoeira Angola

O Encontro de Capoeira Angola foi introduzido no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros com o intuito de fortalecer os laços culturais de origem afro-brasileira na região. A ideia é promover a reunião de gerações de Capoeira Angola, unindo velhos Mestres, de reconhecimento mundial, a novos Mestres e praticantes que lutam pela manifestação.

A Capoeira Angola vem crescendo como fator de fortalecimento da cidadania dos povos afrodescendentes do mundo inteiro, tornando evidente a sua importância como ferramenta para o desenvolvimento da autoestima individual e coletiva. Assim, a Capoeira vem contribuindo para a humanização dos espaços sociais urbanos.

O V Encontro de Capoeira Angola, a ser realizado no XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, tem como objetivo conscientizar a população, especialmente crianças e jovens, acerca das práticas e representações que configuram o racismo e o preconceito. O evento também busca fomentar uma aproximação das pessoas à riqueza cultural afro-brasileira, mostrando a História e tradição do povo negro e, consequentemente, aprofundar a reflexão a respeito das fortes raízes culturais africanas presentes na região da Chapada.

As oficinas e palestras visam preservar e fortalecer o mundo filosófico-cultural da Capoeira Angola, bem como discutir os direitos e a participação negra e de baixa renda nos processos políticos, culturais e econômicos da sociedade. As rodas, por sua vez, certificam a Capoeira como atividade lúdico/educativa de fortalecimento da cidadania.  

Mestre Cobra Mansa

Cinézio Feliciano Peçanha nasceu no Rio de Janeiro, em 1960, e desde os 14 anos dedica-se ao treino, ensino, pesquisa, divulgação e preservação da Capoeira Angola.  Foi nomeado Cobra Mansa devido à maneira ágil com que se movimentava e por jogar sempre sorrindo na roda. Desde o inicio da sua trajetória, lutou ativamente contra o racismo e a injustiça social. Em 1976, começou a treinar com o Mestre Moraes e, em 1982, fundaram o Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP), em Salvador (BA). Em 1995, deu início à Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA), uma organização sem fins lucrativos institucionalizada em Washington, nos Estado Unidos, em março de 1997 e com núcleos na França, Itália, Suécia, Inglaterra, Alemanha, Finlândia e Japão.

Mestre Moraes

Pedro Moraes Trindade é Mestre de Capoeira Angola, professor da Universidade Jorge Amado, graduado em Letras Vernáculas-Inglês pela Universidade Católica do Salvador, mestre em História Social e doutorando em Cultura em Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Em 1982, depois de uma temporada no Rio de Janeiro, retornou a Salvador e, a partir de 1983, estabeleceu a sede do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP) nas dependências do Forte de Santo Antônio Além do Carmo, lugar onde até hoje coordena trabalhos com crianças, adolescentes e adultos, utilizando a Capoeira Angola como meio de integração social. Em 2004, foi indicado ao Grammy na categoria "World Music Traditional" com o CD Brincando na Roda. Também fazem parte da sua produção musical os álbuns Meu Viver (2010), Roda de Angola (2009), Ligação Ancestral (2005), O GCAP tem dendê (2001) e Capoeira Angola from Salvador (1996).

Programação

Dia 27 - Sexta-feira

09h30 às 10h00 - Inscrições para oficina

10h00 as 12h00 - Oficina de Capoeira Angola: Mestre Cobra Mansa

16h00 às 16h30 - Abertura do evento e apresentação dos Mestres convidados

16h30 às 17h30 - Palestra com Mestre Cobra Mansa

17h30 às 19h30 - Roda de Capoeira Angola

 

Dia 28 - Sábado

09h30 às 10h00 - Inscrições para oficina

10h00 as 12h00 - Oficina de Capoeira Angola - movimentos e musicalidade: Mestre Moraes

16h00 às 18h00 - Palestra com Mestre Moraes e bate papo com os mestres convidados

18h00 às 20h00 - Roda de Capoeira Angola conduzida pelos Mestres: Cobra Mansa e Moraes

 

Dia 29 - Domingo

09h30 às 10h00 - Inscrições para oficina

10h00 as 12h00 - Oficina de Movimentos: Mestre Cobra Mansa

15h00 às 15h30 - Inscrições para oficina

15h30 às 17h30 - Oficina de Capoeira Angola e palestra: Mestre Moraes

17h30 as 19h30 - Roda De Encerramento 

são jorge & alto paraíso

Hospedagem e Alimentação

Saiba como chegar e programe sua hospedagem durante o evento.

 

galerias de fotos

Momentos do Encontro

Veja as galerias de fotos das apresentações que marcaram os 12 anos de Encontro  »