II Encontro de Lideranças Quilombolas

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros e a Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção de Igualdade Racial do Estado de Goiás – Semira – se unem para realizar a segunda edição do Encontro de Lideranças Quilombolas de Goiás.

Com 22 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares no Estado, entre elas o povo Kalunga, considerado o maior grupo do país, o II Encontro de Lideranças Quilombolas de Goiás tem como proposta promover uma integração entre os líderes das mais diversas comunidades, para que discutam políticas públicas voltadas aos povos tradicionais.

Em sua primeira edição, além das lideranças afro, participaram do encontro representantes do poder público e dos povos indígenas presentes no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. A partir das discussões, um documento contendo as principais questões levantadas foi gerado e encaminhado aos patrocinadores do evento e às entidades relacionadas.

Este ano, os participantes se reencontram para uma avaliação das ações propostas na primeira edição e promovem um novo diálogo buscando alternativas que auxiliem na preservação e desenvolvimento de suas comunidades e tradições.

O II Encontro de Lideranças Quilombolas de Goiás ocorrerá entre os dias 19 e 21 de julho, na Vila de São Jorge. Todas as atividades são abertas ao público.

 

A Vila de São Jorge