IV Mostra Centroé Cine

A CentroÉcine é uma mostra de cinema itinerante na Chapada dos Veadeiros que convida o público a uma imersão nas cinematografias regionais brasileiras. Aqui, o conceito de região vai além da geografia, entendo região, também como um lugar do imaginário.

O projeto oferece uma panorama do cinema regional brasileiro, com destaque para a produção audiovisual do Centro-Oeste e uma mostra dedicada à cultura cinematográfica de Pernambuco.

Serão exibidos filmes que revelam as singularidades do país através da linguagem audiovisual reunindo diversos aspectos que constituem uma região socioambiental, cultural, e claro, cinematográfica.

A programação é gratuita e as projeções são realizadas ao ar livre em espaços públicos. Além das projeções de filmes, a mostra conta com oficinas, reflexões e trocas de experiências.

Imaginário Pernambuco

Onze filmes, cinco ficções e seis documentários. Quatro diretoras, seis diretores. Dez curtas, um longa, 253 minutos de filmes. A sessão Imaginário Pernambuco, com curadoria de Gê Carvalho, revela diversos olhares sobre um dos estados que mais se destaca no cenário audiovisual brasileiro, conquistando prêmios nacionais e internacionais. A programação oferece ao espectador uma imagem da capital, Recife: sua paisagem, seu caos e sua poesia, e também do interior, com o aprofundamento da espiritualidade festiva, o tempo que perpassa a sobrevivência e a atmosfera onírica musical.

Centro-Oeste

Em 2013, a seleção de filmes da região Centro-Oeste conta com produções do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O destaque é para a exibição do filme "Faroeste Caboclo", do diretor René Sampaio, que acontecerá em Alto Paraíso de Goiás (GO), no domingo, 07 de julho. A mostra dedicada ao Centro-Oeste está no quarto ano consecutivo e tem como objetivo o fomento da produção regional e a articulação entre realizadores e instituições financiadoras.

 

A Vila de São Jorge