17 de julho a 01 de agosto de 2015

vila de são jorge . alto paraíso de goiás

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Ideais, força de vontade, cooperação, terra, poeira e pedras. Esses foram os elementos propulsores da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, nascida em meio ao cerrado, em 1997, na Vila São Jorge.

Acalentados pela ideia de fundar um espaço democrático para as manifestações da cultura popular tradicional, os idealizadores do "Cavaleiro" – assim chamado entre os moradores da vila – foram aos poucos tornando realidade o projeto audacioso, concretizado em paredes de pedra toá, típica da região.

Gradualmente, a Casa de Cultura situada à entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ganhou força e logo ficou conhecida em todo o país por acolher anualmente apresentações dos grupos de música, teatro, dança e demais movimentações artísticas do povo simples daquela região.

Sede anual do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, a Casa de Cultura reúne todo ano expressões culturais tradicionais do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e outros estados do Brasil, priorizando os grupos da região da Chapada: a Catira e a Curraleira, dos foliões de São João da Aliança; a Sussa dos Kalungas do Vão do Moleque e do Vão das Almas; o Lundu e o Batuque, da  Caçada da Rainha, de Colinas do Sul e o Congo, da comunidade de Niquelândia são alguns dos exemplos mais emblemáticos das expressões artísticas que se apresentam anualmente no evento.

Além do Encontro de Culturas, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge realiza, periodicamente, várias atividades socioculturais, sempre com vistas ao incentivo do exercício da cidadania de grupos minoritários, orientando-os na defesa dos seguintes valores: qualidade de vida, proteção do meio ambiente e preservação de referências culturais. Palestras, oficinas e festividades religiosas do calendário popular são realizadas durante o ano todo.

Mesmo não sendo uma organização oficial, a Casa de Cultura dispõe voluntariamente, desde a sua fundação, de seu espaço para a realização de eventos artístico-culturais, principalmente aqueles de caráter popular e regional. Nesse sentido, faz-se necessário registrar aqui que o I Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros foi resultado de uma projeto inicial de autoria da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, que realizou, sem nenhum apoio institucional, e contando tão somente com o voluntariado de seus membros e da comunidade, dois festivais de cultura no mês de julho dos anos de 1998 e 1999.

Esses dois festivais realizados pela Casa de Cultura são considerados, para além de pioneiros, a estrutura e o alicerce fundamental do que veio, no mês de julho de 2001, a ser denominado I Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, um evento de maior envergadura, posto o apoio e patrocínios oficiais-institucionais recebidos.

 

A Vila de São Jorge




Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
A reprodução do conteúdo é permitida desde que citada a fonte e os créditos dos fotógrafos.