17 de julho a 01 de agosto de 2015

vila de são jorge . alto paraíso de goiás

É o Xaxado!

Xaxado Novo lança CD inédito no XVI Encontro de Culturas

Grupo é veterano no evento e chegou de São Paulo pra somar com muito xote, baixão e xaxado na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Ana Ferrareze
Em 10/08/2016, 18:23


. Foto: Divulgação

Para o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, o Xaxado Novo é daqueles grupos de casa, que chega sem cerimônia e bota a rabeca pra soar do início ao fim da visita. Participantes veteranos do evento, em 2016 a presença de Marcus Simon (percussão e voz), Bruno Duarte (zabumbas e voz), Felipe Gomide (rabeca, voz e cordel) e Davi Freitas (violão e voz) foi ainda mais especial: foi deles o show de encerramento do Encontro, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, na noite de 30 de julho. Não apenas um show, mas o lançamento do primeiro disco do grupo, Sertão Cigano, que trouxe a energia de ciganos, vaqueiros, andarilhos e cangaceiros ao cerrado da Chapada dos Veadeiros.

"Para nós, a ideia de lançar o disco no Encontro de Culturas serviu para espalhar a semente do Sertão Cigano em um espaço democrático e multicultural, que abrange um público de todas as regiões do país", explica Felipe Gomide. "Frequentamos o festival há muitos anos e toda a inspiração que colhemos nesses encontros também serviram para as composições de nosso disco. Lançá-lo ao lado de grandes artistas, comunidades indígenas, quilombolas e pesquisadores das culturas tradicionais é uma grande honra para os membros da banda, cada vez mais emocionados com as estradas desse sertão cigano".

Sertão Cigano encheu o salão do Cavaleiro com muito xote, baião e xaxado e aquele temperinho do Oriente, como um bom show do Xaxado sempre tem. As músicas autorais do disco, Forró Cigano, O Sopro, Me Embelezo e Pé de Sete estrearam com estilo na vila de São Jorge. Além da apresentação do dia 30, o grupo também acompanhou o parceiro Gabriel Levy na noite de 28 de julho e o grande Mestrinho no dia seguinte, 29. Com sua sanfona, Gabriel também participou da gravação do disco, assim como Mário Aphonso III (Arabeste, Orkestra Bandida), no clarinete turco, e o pernambucano Buguinha Dub, responsável pela mixagem.

O show não para por aqui: quem quiser ouvir em casa ou conferir a agenda do Xaxado, tem o site www.xaxadonovo.com.br pra guiar. O Facebook também é musical, na página www.facebook.com/xaxado. Quem quiser fazer melhor ainda e ajudar o grupo no lançamento de Sertão Cigano, pode entrar no site www.catarse.me/xaxadonovo e colaborar com a campanha de financiamento coletivo que eles lançaram recentemente.

Valeu, Xaxado, até a próxima!

 

A Vila de São Jorge




Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
A reprodução do conteúdo é permitida desde que citada a fonte e os créditos dos fotógrafos.