Fortes características identitárias permitem à cultura popular o diálogo com expressões e manifestações artísticas de todos os tempos, sem perda de sua originalidade. Sua matriz é inconfundível, mesmo quando está presente em processos de recriação ou reinvenção de linguagem, estética, suporte ? seja no Sertão, seja na Cidade.
O escritor, editor, artista-educador e produtor cultural Michel Yakini-Iman tem interesse nesta construção sociocultural contemporânea, deixando-se influenciar pela poesia falada do cordel, a literatura negra, a musicalidade do samba rural, a capoeira e o hip-hop.
De espírito punk, envolveu-se com a produção editorial independente, autopublicou-se e publicou seus pares, a partir do Selo Elo da Corrente, ancorado pelo já tradicional Sarau Elo da Corrente. Para o Encontro de Culturas Literário, Michel Yakini-Iman traz a seguinte discussão: “Dos Brejos à Selva de Pedra ? Literatura e a poesia falada se reinventam nas periferias”.
A curadoria ressalta a relevância deste trabalho e de inúmeros outros apresentados neste processo seletivo, somando mais de 80 propostas nesta categoria. Para além da qualidade das publicações disponíveis, o aspecto performático da obra de Yakini-Iman foi considerado como critério de desempate.