O livro “O Ermitão de Muquém”, de Bernardo Guimarães, foi o primeiro romance regionalista brasileiro, escrito em 1858 e publicado em 1869. Ele conta a história da fundação da romaria de Muquém, uma das mais famosas do Estado de Goiás, que acontece no mês de agosto em Niquelândia, cidade no entorno da Chapada dos Veadeiros.
Para a comunidade da Vila de São Jorge, a romaria é um dos maiores acontecimentos culturais do ano, sendo que as escolas não têm aula e vários comércios fecham no período. É tradição ir até o Muquém, lugar de celebração e reencontros.
A obra está sendo estudada e problematizada pelos alunos da escola da Vila de São Jorge durante o mês de março, sob a orientação dos professores. Paralelamente, um espetáculo está sendo montado pela artista Lia Motta e pela Turma Que Faz, projeto de arte-educação realizado também pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Ações de estudo coletivo e criação de espetáculos artísticos aproximam as crianças e jovens da literatura, garantindo novas perspectivas sobre o livro e a literatura.
Leia o livro online:
http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/ermitao.pdf
Sobre o espetáculo "O Ermitão do Muquém e outras histórias", com Lia Motta e Turma Que Faz
Texto: Lia Motta e Dado Mendes
Após a procissão à Nossa Senhora do Muquém, Mestre Mateus convida a todos para uma de suas festas, onde os romeiros celebram a romaria e contam, cada um a sua versão, sobre o misterioso ermitão que seria o responsável pelo início dessa tradição. Texto livremente inspirado no livro “ O Ermitão do Muquém” de Bernardo Guimarães.
Os ensaios já começaram e após o Encontro vamos disponibilizar o texto completo do espetáculo!