Notícias

Mestres e Mestras da Cultura Popular se reúnem para debater políticas públicas de fortalecimento das culturas tradicionais brasileiras

Por Nayanne Santana | Foto: Luciele Oliveira/ MinC, em 16/12/23

Tradições que foram construídas ao longo de décadas, que têm consigo as raízes dos mais diversos brasis que há no Brasil estão reunidas, na personificação de 50 mestres e mestras, na Vila de São Jorge, no Parque da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, para a Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais no Encontro das Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – Edição Especial Educação Transformadora.  

A Conferência ocorre após uma década de pausa, tendo em vista que a última realizada foi em 2013. A abertura dos debates deste  contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.  

Mestre Gil do Jongo é mestre da Cultura Tradicional do Jongo e há mais de duas décadas está no comando do Jongo do Piquete (SP). “Esse é um momento de reencontro. A luta continua depois do apocalipse que vivemos na cultura e que não queremos que volte nunca mais. Quem é da cultura tem que ter amor e estar a serviço do outro” afirmou. 

As rodas de prosas entre os fazedores de cultura iniciaram neste sábado, 16, e se encerram no domingo, 17. As mestras Iara Aparecida Ferreira de Uberlândia (MG) e a mestra Claudete Barroso  de Marapanim (PA) estão em pontos distintos do território brasileiro, mas têm o mesmo propósito na Conferência e em suas jornadas: a ampliação da participação da mulher na cultura popular

“Minha luta é pela equidade de gênero dentro do Carimbó e levá-lo para todo o mundo”, afirma a mestra Claudete. E a mestra Iara complementa: Uma política pública que precisamos efetivar é a valorização das mestras, das mulheres. Dar potencial às vozes femininas para termos mais espaço de fala.

A ministra da Cultura permanece na Chapada dos Veadeiros ouvindo os mestres e as mestras, as instituições e acompanhando alguns projetos. “Estamos ouvindo a comunidade, o setor para melhorar. É preciso conferir o que o povo quer para buscar atender”, frisou Margareth Menezes.

A Conferência é realizada pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge com co-realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, por intermédio da Diretoria de Promoção das Culturas Populares e Tradicionais e Universidade Federal de Goiás (UFG).