Por Narelly Batista | Foto: Raissa Azeredo, em 12/07/24
Começa neste sábado (13), mais uma edição da Feira de Experiências Sustentáveis do Brasil, que conta com artesãos, artesãs, associações e projetos que representam os biomas brasileiros. Este ano a feira é apoiada pelo Sebrae, começando na Aldeia Multiétnica no dia 13 de julho, e seguindo para o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, com término no dia 27 de julho.
A feira propõe uma imersão na cultura dos povos originários e comunidades tradicionais participantes a partir do comércio dos produtos da sociobiodiversidade. Foi realizada uma minuciosa curadoria que reuniu 20 expositores. Na curadoria, levaram em consideração o quanto os produtos proporcionam uma aproximação aos conhecimentos tradicionais, ancestrais, produzidos de maneira sustentável, celebrando a sociodiversidade e apoiando a economia da floresta em pé.
"É a primeira vez que vamos realizar a Feira de Experiências Sustentáveis do Brasil, que nas edições anteriores do evento priorizava experiências e trabalhos do Cerrado e da região da Chapada dos Veadeiros. Ocorrerá dentro da programação dos eventos Aldeia Multiétnica e Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, realizados pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, quando cerca de 15 mil visitantes visitam a região para participarem dos encontros", conta Juliano George Basso, idealizador da Aldeia Multiétnica e diretor da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Léo Porto, o coordenador da Feira de Experiências Sustentáveis do Brasil, conta que "a feira de experiências sustentáveis do Brasil reúne artesãos, artesãs e produtores representantes de diversas regiões do Brasil. Esta é uma edição especial que conta com o patrocínio do Sebrae, e que oferecerá também oficinas formativas para os expositores presentes. Quem vem à Aldeia Multiétnica poderá conhecer artesanatos, experimentar sabores e aprender sobre sobre os fazeres e saberes dos povos indígenas".