Oficinas

A base da cultura brasileira está na transmissão de conhecimentos e saberes que são repassados entre gerações e absorvidos das mais diferentes formas. Conhecer, vivenciar e aprender os ofícios e a expressiva arte dos mestres da cultura tradicional, assim como de outros convidados. Essa é a proposta das oficinas realizadas durante o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros - Edição Especial Educação Transformadora.

PROGRAMAÇÃO

13 de dezembro

Quarta-feira


15h - Oficina Rádio Comunitária 

Vagas: 10 participantes 

Nesta oficina, experiências sobre todo o processo da prática de comunicação no bairro. Os participantes terão como exercício a produção e apresentação de um programa na Rádio da Vila de São Jorge, onde terão na prática, a chance de mergulharem nessa importante linguagem de um veículo que segue resistindo ao tempo e evidenciando a força das comunidades tradicionais e populares pelo Brasil. 


INSCRIÇÕES AQUI


14 de dezembro

Quinta-feira


15h - Oficina Conhecimento em música e viola caipira com Volmi Batista

Vagas: 20 participantes


 A oficina visa oferecer informações básicas sobre a música e a viola caipira de dez cordas. Serão consideradas metodologias advindas da experiência e vivência com a cultura popular tradicional, pela tradição oral aplicada em quase 30 anos do programa Violas e Violeiros nas rádios cultura FM 100,9, e rádio comunitária de São Jorge 87. 9, 27 anos como produtor e divulgador da dupla Zé Mulato e Cassiano, criador e produtor dos projetos Encontro de Folia de Reis (22 edições) Encontro de Violeiros de Brasília (22 edições) Viola em Canto de Mulher e várias outras ações especificamente voltados à música e viola caipira. Entre os temas abordados:  História da música e viola caipira; Instrumentos de época e formatos diferentes; e Elementos da história: discos, revistas e matérias.


INSCRIÇÕES AQUI


16h - Oficina Teatro de Mamulengos com  Mamulengo Sem Fronteiras

Vagas: 20 participantes


A oficina de teatro de Mamulengos vai além da comunicação oral ao integrar corpo, mente, sentimentos e expressão por meio do teatro de bonecos. Ao entrelaçar a cultura popular brasileira com o ambiente educacional, seu objetivo é explorar e aprofundar essa forma de arte única. Ancorada na necessidade humana de expressão, essa oficina oferece não apenas uma imersão na história do Mamulengo e suas raízes culturais, mas também proporciona exercícios corporais e técnicas de manipulação. Dividida em módulos que abrangem a história do teatro de Mamulengos no Brasil, técnicas de manipulação, criação de textos para teatro de bonecos, montagem de cenas e apresentações, este espaço promove não apenas a compreensão teórica, mas também prática, incentivando a descoberta das qualidades individuais de movimento e a realização do potencial criativo de cada participante


INSCRIÇÕES AQUI


15 de dezembro 

Sexta-feira

15h- Oficina Rimas de Improviso com GOG

Vagas: 20 participantes


Esta oficina tem como objetivo oferecer aos participantes uma nova perspectiva sobre as manifestações artísticas e culturais que fazem uso da língua (falada e escrita) como ferramenta principal de ação e sensibilização. Nesta oficina, os participantes são envolvidos com a história de GOG e exercícios guiados que exploram a criatividade a partir da criação de rimas e versos.


INSCRIÇÕES AQUI


16h - Oficina Malabares com Boca do Lixo 

Vagas: 20 participantes

A oficina de Malabares propõe introdução ao malabarismo com objetos do cotidiano, aprendendo não só a jogar malabares ou equilibrar os objetos, mas ter persistência para voltar a praticar. Esta oficina busca trabalhar a coordenação motora e a expansão de possibilidades físicas.

INSCRIÇÕES AQUI

17h - Oficina de  perna-de-pau com Boca do Lixo 
Vagas: 10 vagas

A perna-de-pau é um aparelho circense que encanta, mas exige muito estudo. Essa oficina tem o objetivo de ensinar os participantes a andar de perna-de-pau através de uma linguagem teatral. Para realizar tal tarefa, a Cia Boca do Lixo propõe exercícios e desafios de equilíbrio, paciência e disciplina. 

INSCRIÇÕES AQUI 


16 de dezembro 

Sábado

15h - Oficina de Música com Peña Folclórica da Turma Que Faz 

Vagas: 15 participantes


Nesta oficina, os participantes são guiados pelos instrutores da Turma Que Faz a experienciar exercícios rítmicos tradicionais com músicas sul-americanas – de cantos folclóricos brasileiros a composições de Mercedes Sosa e Violeta Parra –, violões, violas e percussão são utilizados e convidados para a roda. 


INSCRIÇÕES AQUI


16h - Oficina Bambolirismo com Lua Bezerra
Vagas: 20 participantes

Luana Bezerra, é bambolista, pirofagista, malabarista, dançarina, coreógrafa, produtora artística, performer e arte educadora na Turma Que Faz. Pesquisando e difundindo a arte do movimento desde 2012, onde começou sua jornada de estudos pelo projeto Jovem De Expressão, em Ceilândia (DF), a oficina Bambolirismo para todes propõe a introdução à prática.

INSCRIÇÕES AQUI


17 de dezembro
Domingo

15h - Oficina Brasilidades na Dança com Letícia Coralina

Vagas: 20 participantes


Essa oficina de dança é uma proposta que valoriza as brasilidades através do imaginário brincante da cultura popular brasileira, composto por ritmo, batuque, passos e "trupés". As referências passeiam entre os Sambas, Maracatus, Reizados e os brinquedos de Boi. Quem ministra é Letícia Coralina, brincante, dançarina e atriz. Formada em Licenciatura em Dança, integrante do grupo Seu Estrelo e Diretora da Plataforma de Culturas Populares. Apresenta uma bagagem diversificada na dança e possui vivências e pesquisas na tradição oral das manifestações populares, em contato com mestras(es).


INSCRIÇÕES AQUI


16h - Oficina Tecido Acrobático com Poliana Moraes e Boca do Lixo 

Vagas: 10 participantes


Modalidade que nasceu do circo, o tecido acrobático une força, beleza e traz inúmeros benefícios para o corpo. As aulas serão ministradas pelos instrutores Zeck Mutamba, da Cia Boca do Lixo e Poliana Moraes, instrutora do projeto Turma Que Faz. Entre os benefícios para os praticantes estão: flexibilidade, resistência, superação do medo de altura, além de trabalhar a expressão artística, a respiração e a autoconfiança.


INSCRIÇÕES AQUI